Inicial > Diversos, Django > Formalidades

Formalidades

Boa Tarde, venho por meio desta informar ao(s) senhor(es) que a partir da presente data vinte e seis(26) dias do mês de Janeiro(01) do ano de dois mil e doze(2012)…

Opa opa, calma ai né! Entendo que formalidades são necessariedades da comunicação em um ambiente de trabalho, principalmente quando se vai falar com superiores.
Mas tamanha formalidade em um ambiente de trabalho pode diminuir a produtividade e comodidade de funcionários, que são a principal ferramenta de uma empresa.
Alguns dias atrás estava num escritório de advocacia, e pude perceber que até mesmo lá um ambiente onde a linguagem formal é usada a cada documento redigido a cada ligação, as pessoas se tratavam de forma mais informal, o dono do escritório fazendo brincadeiras com seu estagiário e falando seriamente quando necessário.

Com certeza os empregados daquele escritório desempenham seu trabalho com mais tranquilidade, o que não significa com menos seriedade. É irrefutável que um ambiente descontraído anima o funcionário a desempenhar seu papel mas tranquilamente, sem medo de arriscar e expor idéias.

Não quero que ninguém saia por ai falando: “E ai boss, tranquilo meu camarada?”, obviamente não é esse o ponto em que quero chegar, hierarquias existem e devem ser respeitadas é claro. Sou a favor da humanização do ambiente de trabalho, não da bagunça!

O que é mais confortável, expor suas idéias a um chefe que você nunca viu dando um sorriso ou expor essas mesmas idéias a uma pessoa que esta sorrindo conversando com seus funcionários de igual para igual? Até mesmo um companheiro de equipe a quem você apresentaria um projeto? Qual a possibilidade daquele companheiro de equipe que nunca sorri, não conversa com todos, olhar para seu projeto e sorrir falar que gostou e te chamar para discuti-lo mas afundo?

Agora coloque isso num ambiente de funcionários de TI, que tem prazos curtos, grande exigência do cliente que ás vezes deseja que o computador leia sua mente e realize todas as tarefas que deveriam ser feitas por ele com um simples clique no mouse. Ou aquela plataforma, que não funciona, o erro de sintaxe que ninguém encontra, etc.

Trabalhar com TI em geral é muito prazeroso, programar então nem se fale :-), desde que estas tarefas sejam desempenhadas num ambiente propício para isso.

Nunca passei por essa situação de ter um ambiente carregado, afinal estou buscando um emprego, e ficaria muito contente de passar longe de um ambiente desses.

Então fica combinado, aqui no blog nada de linguagem muito formal ok? Nada “vc”, “ngm” e outros vícios de msn é claro, mas vou tentar transpor a linguagem que uso no meu dia a dia, afinal o objetivo do blog não é me expor?!

___

E para não passar em branco sem programação  no post de hoje de uma olhada numa siege que estou preparando, para a minha volta as aulas na faculdade.
Introduction to Django in 15 minutes or less.

Por hoje é só, abraço

Gil.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário